Pastor Gary Haynes nasceu na cidade de Sacramento, na Califórnia, EUA, ele é filho e neto de pastores. Com 9 anos de idade, ele foi escolhido como o “pastor” do culto das crianças, pregou a primeira vez para as crianças da igreja que faziam parte, na cidade de Fresno, na Califórnia. Com 11 anos de idade, começou a fazer cruzadas infantis, com fantoches e uma figura de ventriloquismo. Aos 13 anos de idade, se mudou com os pais e irmãos como missionários para a selva Amazônica brasileira. A partir daí, Gary começou a viajar com seu pai em um barco de 13 metros de comprimento chamado “O Semeador”. O jovem Gary aprendeu a pilotar barco, remar canoas, e abrir trilhas na selva com o seu facão. Ele e seu pai ministravam aos ribeirinhos, seu pai pregando, e ele ministrando cruzadas infantis. Centenas de crianças, aceitaram a Jesus durante esse tempo, alguns dos quais são pastores hoje.

Com 14 anos de idade, Gary estava em um acampamento para jovens, realizado sem estrutura, no meio da selva, com lonas de caminhão usadas para fazer tendas para os acampantes. Após um dos cultos, um jovem amazonense começou a chamar Gary por seu nome, e a profetizar a ele em inglês perfeito, sem sotaque. Durante a profecia, Deus dizia a Gary, “Eu sou o Senhor Deus quem fala. Você está fugindo de mim e do meu chamado em sua vida. Mas se você parar de fugir, eu vou te usar para tocar multidões de pessoas, farei grandes milagres e maravilhas, e serei seu amigo”.

Quando terminou de profetizar, Gary tentou falar em inglês com o jovem amazonense que acabara de profetizar a ele, quando descobriu que o jovem não falava nada de inglês, e vinha falando numa língua estranha.

Dali em diante, uma forte unção desceu em sua vida, e com 15 anos de idade, ele começou a pregar nas praças e ao ar livre , vendo muitos serem salvos. A partir dos 16 anos, começou a ser chamado por muitas igrejas para ministrar sobre o poder do Espírito Santo. Durante a semana ele fazia o segundo grau, e aos finais de semana e nas férias escolares, ele saia para pregar em vários lugares.

Com 18 anos de idade, ele deixou a casa dos pais e começou a viajar pela fé como missionário, tendo até hoje, ministrado em mais de 60 países. Aos 24 anos de idade, ele abriu e pastoreou sua primeira igreja, na Zona Sul de Belo Horizonte, Minas Gerais. A região a onde ele abriu a igreja não tinha igrejas evangélicas até então.
Em 1995, ele fundou 2 projetos que viriam a crescer e tocar muitas vidas: o primeiro deles foi o “Cristo Para as Nações”, um seminário teológico e um centro de missões, onde milhares de pessoas se prepararam para o ministério. Os formados do “Cristo Para as nações” já abriram centenas de igrejas, e estão em muitos países como missionários. Também fundou a Editora Atos, uma das principais editoras evangélicas na língua portuguesa, com milhões de cópias publicadas.

Pastor Gary Haynes tem escrito 11 livros, dos quais já venderam mais de um milhão de cópias, e como autor, ganhou o prêmio Areté (o mais conceituado prêmio da literatura evangélica) uma vez como autor, mais duas vezes como co-autor, junto com Wellington da Silva, um discípulo ministerial, e hoje diretor executivo do Cristo Para As Nações, além de ter tido mais dois livros de sua autoria como finalistas do prêmio.

No ano de 2000, Pastor Gary Haynes se naturalizou cidadão brasileiro, na Primeira Vara Federal de Belo Horizonte, e hoje tem a alegria de ser tanto Mineiro, como também Brasileiro. Pastor Gary tinha um ministério, onde tudo estava crescendo e tocando muitos. O seu programa de TV passava em rede nacional, e era assistido por milhões de pessoas, pregava em grandes eventos, e tudo ia a todo vapor. Foi ai que Deus lhe deu uma “puxada de tapete”, e permitiu que ele fosse levado a um tempo de recuo e deserto, no qual saiu da TV, diminuiu os projetos, e foi para uma temporada de reflexão e comunhão com Deus.

Nessa fase, Pastor Gary buscava ouvir a voz do Senhor, e um dia ele teve uma Epifania: Em um momento de profunda revelação do Senhor, o Espírito Santo o desafiou para voltar a examinar as Escrituras, para ver se tudo que pregava e ensinava estava alinhado com a Palavra do Senhor. Durante esse processo, estudou novamente o Novo Testamento de forma exaustiva, e foi surpreendido com a quantidade de focos que a igreja neo testamentária tinha e que hoje nós não temos. Começou a ver na Palavra alguns dos motivos por que a igreja de hoje, em muitas áreas, não se parecia com a igreja do livro de Atos.

A igreja primitiva era cheia do Espírito Santo e de poder, amava de verdade as pessoas, isso sacudiu seu mundo para o Senhor. Ao examinar e pesquisar as Escrituras, viu varias das coisas que precisamos fazer hoje para voltarmos a ser como a igreja primitiva, e experimentar um mover na nossa geração como eles experimentaram na deles.

Através dessa experiência, Deus fez algo novo na vida do Pastor Gary, e mesmo com mais de 35 anos de ministério público, o Senhor lhe deu uma nova visão ministerial, e um novo inicio, que foca em chamar todos a serem verdadeiros discípulos de Jesus, e a ter somente uma fonte de autoridade nas suas vidas espirituais, a Palavra do Senhor. Essa guinada radical em sua vida, o levou a fundar esse novo mover chamado o Movimento dos Discípulos.

Menu